A decorrer

SER A ESCOLHA - E9G
São destinatários/as:

Crianças e Jovens

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira

10h às 13h | 15h às 19h

O Projeto Ser a Escolha – E9G, financiado no âmbito da 9a Geração do Programa Escolhas, é um projeto de intervenção comunitária que se apresenta como uma resposta inovadora de equilíbrio social assente no desenvolvimento sustentado e equilibrado ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento, apresentando soluções para a inclusão social e a inserção profissional da população jovem oriunda de contextos socioeconómicos vulneráveis da freguesia de Rio Tinto.

Envolvendo diversos contextos de intervenção, entre eles os Conjuntos Habitacionais das Areias e da Ponte, o Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda, o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto e a própria sede da Associação, este projeto conta com um vasto consórcio de parceiros indispensável para a sua dinamização: Município de Gondomar, Freguesia de Rio Tinto, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar, Agrupamento Escolas Infanta D. Mafalda, Agrupamento Escolas de Rio Tinto, Polícia de Segurança Pública, Associação Desportiva e Cultural dos Moradores da Urbanização das Areias, Actual Gest – Formação Profissional, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar, Trata-me por Tu – Associação de Intervenção Comunitária, CESAE Digital, Margem – Formação e Consultadoria e Voltface – Consultores em Gestão Global.

Ao longo do projeto, as crianças e os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 25 anos, assim como os seus familiares, poderão usufruir de um conjunto de atividades que pretendem apoiar o percurso escolar e a inserção no mercado de trabalho, através de acompanhamento ao estudo, orientação vocacional e da promoção de competências de empregabilidade e empreendedorismo, bem como promover a aquisição de competências pessoais, sociais e emocionais, através de apoio psicológico especializado e atividades de educação não formal, artísticas, culturais, ambientais, informáticas, multimédia e desportivas.

GIP – Gabinete de Inserção Profissional
São destinatários/as:

Pessoas desempregadas inscritas no IEFP.

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira

09h às 12h30 | 14h às 18h

A Querer Ser é uma entidade credenciada para prestar apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Em estreita articulação com os serviços de emprego, desenvolvemos as seguintes atividades:

  • Ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedor;
  • Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação;
  • Divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;
  • Encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego;
  • Apoio à inscrição online dos candidatos a emprego;
  • Ações previstas no eixo 1 – Emprego, formação e qualificação do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – CLDS+;
  • Informação sobre o conteúdo e abrangência de alguns serviços e apoios em matéria de segurança social;
  • Outras atividades consideradas necessárias, pelos serviços de emprego, para apoio à inserção profissional dos desempregados.
INCORPORA
São destinatários/as:

Pessoas desempregadas e pessoas em situação de emprego precário.

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira

09h às 12h30 | 14h às 18h30

O Incorpora conta com a parceria do BPI e do IEFP.

Para mais informações, por favor consulte o site: https://pt.incorpora.org/pt

O Incorpora da Fundação Bancária “la Caixa” é um Programa que promove a inserção laboral de pessoas em risco ou situação de exclusão social como, por exemplo, jovens NEET, ex-reclusos, pessoas vítimas de violência, desempregados de longa duração, cidadãos com deficiências e/ou incapacidades, entre outros grupos.

Com um histórico de atuação em Espanha de 13 anos, começou a ser implementado em Portugal no ano de 2018 e, atualmente, conta com uma rede de 33 Entidades Sociais que, por sua vez, estão organizadas em 4 Núcleos Incorpora:  Porto, Coimbra, Setúbal e Lisboa.

Com princípios específicos de atuação e um modelo operacional muito característico, ao longo dos últimos anos o Programa conseguiu alcançar objetivos quantitativos e qualitativos que em muito promoveram a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários e, por conseguinte, a coesão do território. 

Tendo em consideração o histórico do Incorpora, assim como a sua pertinência em território Nacional, esta é uma área de atuação que a Querer Ser está a apostar e onde o tecido empresarial da região assume um papel fulcral. Tendo em consideração as mudanças que já estão a ocorrer no mercado de trabalho, em particular os efeitos nas necessidades de Recursos Humanos, acreditamos que este Programa assume ainda mais pertinência para a região e país.​​

Numa perspetiva de capacitação na área digital e das competências informais, os beneficiários da Rede Incorpora em acompanhamento pela Querer Ser, encontram-se a frequentar um percurso formativo no âmbito da Plataforma + Competências desenvolvido pela Fundação Accenture.

A Plataforma + Competências tem como objetivo melhorar a empregabilidade através da formação, maioritariamente online, em capacidades (Soft Skills), fundamentais no mercado de trabalho.

EPAT - Entidade Prestadora de Apoio Técnico
Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira

09h às 12h30 | 14h às 18h30

A Querer Ser faz parte da rede nacional de entidades credenciadas pelo IEFP como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), tendo, neste âmbito, como território de intervenção os concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia.

A EPAT presta apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo executadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

Estes projetos têm como destinatárias pessoas desempregadas há pelo menos 9 meses, desde que inscritas no IEFP; Pessoas desempregados a receber subsídio de desemprego.

Scroll to Top