Núcleo Social

SER A ESCOLHA - E8G

O Projeto Ser a Escolha – E8G, com duração de 01/04/2021 a 31/12/2022, financiado no âmbito do Programa Escolhas, tem como objetivo promover a inclusão social e a inserção profissional da população dos jovens entre os 6 e 25 anos e suas famílias, oriundos de contextos vulneráveis da freguesia de Rio Tinto, mais propriamente dos Conjuntos Habitacionais das Areias e da Ponte.

Ao longo do projeto, serão desenvolvidas inúmeras atividades que pretendem:

  • Apoiar os jovens na sua inserção no mercado de trabalho, através de orientação vocacional e da promoção de competências de empregabilidade e empreendedorismo;
  • Promover a aquisição de competências pessoais, sociais e emocionais, através de atividades de educação não formal, artísticas, culturais e desportivas.

A entidade gestora e promotora do Projeto SER A ESCOLHA E8G é a Querer Ser – Associação para o Desenvolvimento contando ainda com um consórcio composto pelas seguintes entidades parceiras:

Contacte-nos:
seraescolha.e8g@gmail.com

Educação e formação

Este serviço disponibiliza um acompanhamento especializado para jovens ou adultos, desempregados, que procurem soluções e orientações profissionais. É fornecido um apoio organizado e completo com vista a dar respostas às necessidades formativas de cada pessoa.

Na área da educação, este serviço contempla o desenvolvimento de ciclos de temáticas e ações de (in)formação e sensibilização, bem como workshops, relacionados com as temáticas da violência, comportamentos desviantes e promoção de uma maior cidadania.

A Querer Ser, neste âmbito, oferece respostas formativas adequadas ao seu público-alvo.

Pessoas desempregadas, pessoas em situação de emprego precário, vitimas de violência doméstica, beneficiários de RSI e outros.

FÉNIX - APOIO ONCOLÓGICO

A Fénix surge como um projeto ligado ao serviço que tem como missão apoiar e encaminhar doentes oncológicos, designadamente:

  • Promoção de ações de sensibilização /informação
  • Encaminhamento para respostas e outros serviços pertinentes
  • Workshops temáticos
  • Protocolos com instituições ligadas à saúde
  • Linha de apoio ao doente oncológico

Doentes Oncológicos, suas famílias e amigos.

SABER AMAR

O Projeto SABER AMAR, financiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, surge com o objetivo de reforçar e alargar o campo de atuação da Querer Ser no concelho de Gondomar no âmbito da violência de género e violência doméstica. Este projeto prevê um conjunto de instrumentos/atividades que pretendem representar um contributo no alcance de uma sociedade mais justa e não violenta. Tem como objetivos a prevenção e combate a situações de violência e a redução das situações de violência de género. 

Vitimas de Violência de género/doméstica, educadores/as e comunidade em geral.

Campanha de Sensibilização “Violência em cima da Mesa”

25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

qs

A violência doméstica:
–  É um crime público que afeta principalmente as mulheres (75% do número total de vítimas são do sexo feminino, segundo dados do Relatório de Segurança Interna de 2020).
–  Não pode ser vista como um destino a ser aceite passivamente pelas vítimas. O destino sobre a própria vida pertence-nos a todos e a todas.
– Não pode ser percecionada como uma problemática que apenas diz respeito ao casal, ou às pessoas envolvidas. A luta contra a violência doméstica diz respeito a todas as pessoas. 

Cada um e cada uma de nós tem o direito de viver uma vida livre!
Cada um e cada uma de nós tem o poder de denunciar!  
Todas as pessoas desempenham um papel importante na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e não-violenta! 

Se sofreu, sofre ou conhece alguém que sofra de violência doméstica fale connosco.  Nós podemos ajudar! 

Contactos: 
☎  91 409 6013 | 223 206 439 
 📧 intervencaosocial@quererser.pt 

Acompanhe os projetos da Querer Ser através das suas Redes Sociais.

Segurança em Isolamento

Sabemos que as consequências da pandemia de covid-19 e a necessidade de confinamento podem aumentar o risco de violência doméstica. São vários os fatores que podem potenciar episódios violentos, tais como a coexistência prolongada e forçada, o stresse resultante das possíveis dificuldades económicas e até mesmo o medo e o pânico que a pandemia de covid-19 pode causar em algumas pessoas.

Por essa razão, a QUERER SER elaborou, no âmbito do Projeto Saber Amar, um documento com informações úteis e algumas estratégias que procuram melhorar a segurança das pessoas vítimas de violência doméstica.

Estamos aqui para a/o ajudar! Contacte-nos:
☎ 91 409 6013 (disponível todos os dias – de 2ª feira a domingo – entre as 09h00 e as 18h30)
📧 intervencaosocial@quererser.pt

Pdf Files Svg Png Icon Free Download (#418577) - OnlineWebFonts.COMSegurança em Isolamento – Clique aqui.