GRU

previous arrow
next arrow
Slider

Serviço de Apoio Domiciliário Assistido(SADA)

A Associação Querer Ser tem no Concelho de Gondomar, a sua área de intervenção prioritária. Este Concelho apresenta diversas fragilidades sociais, nomeadamente pelo aumento da população com mais de 65 anos.

Em parceria com a Rede Social foi-nos possível aferir que Gondomar viu a representatividade da população com mais de 65 anos aumentar consideravelmente, contabilizando-se, de acordo com o INE aquando dos Censos 2011, 25 170 pessoas residentes com idade superior a 65 anos, sendo que entre 2001 e 2011 houve um aumento de 7.191 habitantes desta faixa etária. Entre 2011 e 2013 verificou-se igualmente um aumento de 175 por cento de idosos em situação de isolamento.

Um dos efeitos do envelhecimento progressivo da população é o de ocorrerem, com maior frequência, situações de vulnerabilidade física e psíquica, as quais possibilitam o aparecimento de situações patológicas crónicas, que originam, na maioria dos casos, dependência dentro de limites nem sempre controláveis pelo próprio e/ou pelo seu agregado familiar (de ressaltar que a situação de dependência pode ocorrer em qualquer outro grupo etário).

Uma das possíveis respostas sociais para minimizar o impacto deste fenómeno encontra-se nos serviços de proximidade.

Para corresponder aos pedidos efetuados pelo público-alvo com quem temos vindo a lidar no nosso quotidiano e para efetivar os contactos que nos têm feito no sentido de solicitar apoio para cuidados ao domicilio e ajudas técnicas, a Querer Ser encontra-se a trabalhar no sentido de dar resposta a estes pedidos, criando no presente, o Serviço de Apoio Domiciliário  Assistido (SADA).

Esta resposta tem como fim proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento individual dos clientes, num clima de segurança afetiva, física e psíquica, através de um atendimento individualizado e personalizado, da colaboração estreita com a(s) pessoa(s) próxima(s), quando tal existe e seja desejável pelo cliente e numa partilha de responsabilidades em todo o processo de acompanhamento.

Este tipo de apoio pode constituir para muitos clientes o único elo de ligação com o exterior, o que requer que a qualidade da intervenção deva ser uma exigência a ter em conta permanentemente, na gestão desta resposta social. Não nos podemos esquecer que esta resposta social é a única que apoia pessoas em situação de dependência, de forma a continuarem inseridas no seu meio habitual de vida, rodeadas dos seus afetos e pertences.

Assim, o objetivo é criar uma estrutura social de apoio ao cidadão, enquanto individuo, e às famílias, durante a idade adulta e velhice, sempre que alguma incapacidade, permanente ou temporária, o impeça de realizar as suas atividades diárias com autonomia.

Projeto “Querer Ser Pais”

Este projeto assentará numa nova metodologia de trabalho, diferente das tradicionais, integrando elementos inovadores face às práticas comuns.

A maioria dos projetos são dirigidos a pais, mas a Querer Ser acredita que esta intervenção deve começar precocemente, daí dirigir este projeto a jovens grávidas, desprovidas de competências parentais, que num ambiente informal e descontraído (até 5 jovens) procurará fornecer-lhes apoio. Prevê-se o inicio do mesmo em outubro do presente.

Contactos

• Morada: Rua dos Regueirais 83, 4435-417 Rio Tinto

• Telefone: 22 320 6439

• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Como Apoiar

•  IBAN Montepio - PT50.0036.0407.99106015818.13

• Torne-se sócio/a da Associação QUERERSER

• Seja voluntário/a

• Faça um donativo

 

Junte-se a Nós