GRU

previous arrow
next arrow
Slider

Projeto “Eu tenho uma escolha.E5G”

“EU TENHO UMA ESCOLHA” foi um projeto financiado pelo Programa Escolhas, no âmbito de um período especial de candidaturas, no qual foram procurados projetos pontuais, com um ano de duração, tendo terminado em dezembro de 2014. Este projeto visava facilitar a empregabilidade e o emprego para jovens através de soluções criativas e soluções sustentáveis de emprego.

O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos jovens a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício de uma atividade, a criação de postos de trabalho, para a satisfação de necessidades sociais não satisfeitas pelo normal funcionamento do mercado e para a promoção do desenvolvimento sócio local e, por último, o combate à exclusão social através da inserção e/ou da reinserção socioprofissional.

Orientado por estes objetivos, a Querer Ser, criou duas atividades:

  • “IMPEC”
  • “A MINHA JANELA PARA A RUA”

A IMPEC é um negócio social, cuja atividade é realizar serviços de limpeza em empresas e condomínios.

Da bolsa de prestadores de serviços da IMPEC fazem parte os clientes acompanhados nos Gabinetes de Apoio ao Desempregado e do Espaço Ser + Mãe (Gabinete de Apoio à Família). Estes clientes têm idade entre os 18 e os 30 anos, estavam em situação de desemprego e provinham de contextos socioeconómicos vulneráveis.

Para a execução eficaz deste projeto, foi determinante a parceria sob a forma de consórcio realizado com a Associação Comercial e Industrial de Gondomar.

A MINHA JANELA PARA A RUA foi um projeto direcionado para a arte urbana. Os trabalhos aqui produzidos foram expostos em algumas feiras e também no Centro Cultural de Rio Tinto.

Foi, ainda criada uma loja para venda ao público dos trabalhos realizados pelos jovens.

De momento, esta última resposta encontra-se encerrada, devido à fraca rentabilidade da mesma.

Este projeto abrangeu cerca de 182 jovens com idades compreendida entre 16 e os 30 anos.

 

Formação para a Inclusão – Tipologia 6.1/POPH

A Formação para a Inclusão, financiada pelo POPH - Programa Operacional Potencial Humano, finalizou em Janeiro de 2015, contou com duas ofertas formativas (Técnicas Ativas de Procura de Emprego e Crescer Saudável – Prevenção de Comportamentos de Risco), e incidiu, principalmente, sobre mecanismos facilitadores de inserção de população socialmente excluída ou em risco de exclusão no mercado de trabalho, no sistema educativo ou em sistemas de formação que confiram certificação. Este projeto contou com a participação de 82 clientes.

Especificamente ao nível deste projeto, e sendo o seu objetivo último a inclusão social e profissional dos seus destinatários, quer seja a curto, médio ou longo prazo, desde o início foram dinamizados os seguintes mecanismos de inserção:

 

  1. Numa primeira fase, os cursos propostos por este projeto tinham em vista a aquisição de competências pessoais e sociais básicas, importantes para que os indivíduos se sintam confiantes e integrados socialmente;
  2. Todos os formandos beneficiários deste projeto estavam automaticamente inscritos no gabinete de apoio ao desempregado, tendo, assim acesso à base de dados de ofertas de emprego e formação;
  3. Os técnicos deste gabinete colaboraram na elaboração do CV de cada formando e de uma carta de apresentação;
  4. Sempre que solicitado foram feitas impressões gratuitas destes documentos, assim como o envio por CTT ou e-mail para respostas a anúncios de emprego.

Contactos

• Morada: Rua dos Regueirais 83, 4435-417 Rio Tinto

• Telefone: 22 320 6439

• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Como Apoiar

•  IBAN Montepio - PT50.0036.0407.99106015818.13

• Torne-se sócio/a da Associação QUERERSER

• Seja voluntário/a

• Faça um donativo

 

Junte-se a Nós