Núcleo Emprego & Empreendorismo

GIP – Gabinete de Inserção Profissional

A Querer Ser é uma entidade credenciada para prestar apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Em estreita articulação com os serviços de emprego, desenvolvemos as seguintes atividades:

  • Ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedor;
  • Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação;
  • Divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;
  • Encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego;
  • Apoio à inscrição online dos candidatos a emprego;
  • Ações previstas no eixo 1 – Emprego, formação e qualificação do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – CLDS+;
  • Informação sobre o conteúdo e abrangência de alguns serviços e apoios em matéria de segurança social;
  • Outras atividades consideradas necessárias, pelos serviços de emprego, para apoio à inserção profissional dos desempregados.

Pessoas desempregadas inscritas no IEFP.

4ª feiras: 09h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30 
6ª feiras: 09h00 às 12h30

EPAT - Entidade Prestadora de Apoio Técnico

A Querer Ser faz parte da rede nacional de entidades credenciadas pelo IEFP como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), tendo, neste âmbito, como território de intervenção os concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia.

A EPAT presta apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo executadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

Pessoas desempregadas há pelo menos 9 meses, desde que inscritas no IEFP; Pessoas desempregados a receber subsídio de desemprego.

2ª a 6ª feira: 09h00 às 12h30 | 14h00 às 18h00

INCORPORA

 O Incorpora da Fundação Bancária “la Caixa” é um Programa que promove a inserção laboral de pessoas em risco ou situação de exclusão social como, por exemplo, jovens NEET, ex-reclusos, pessoas vítimas de violência, desempregados de longa duração, cidadãos com deficiências e/ou incapacidades, entre outros grupos.

Com um histórico de atuação em Espanha de 13 anos, começou a ser implementado em Portugal no ano de 2018 e, atualmente, conta com uma rede de 33 Entidades Sociais que, por sua vez, estão organizadas em 4 Núcleos Incorpora:  Porto, Coimbra, Setúbal e Lisboa.

Com princípios específicos de atuação e um modelo operacional muito característico, ao longo dos últimos anos o Programa conseguiu alcançar objetivos quantitativos e qualitativos que em muito promoveram a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários e, por conseguinte, a coesão do território. 

Tendo em consideração o histórico do Incorpora, assim como a sua pertinência em território Nacional, esta é uma área de atuação que a Querer Ser está a apostar e onde o tecido empresarial da região assume um papel fulcral. Tendo em consideração as mudanças que já estão a ocorrer no mercado de trabalho, em particular os efeitos nas necessidades de Recursos Humanos, acreditamos que este Programa assume ainda mais pertinência para a região e país.​​

Numa perspetiva de capacitação na área digital e das competências informais, os beneficiários da Rede Incorpora em acompanhamento pela Querer Ser, encontram-se a frequentar um percurso formativo no âmbito da Plataforma + Competências desenvolvido pela Fundação Accenture.

A Plataforma + Competências tem como objetivo melhorar a empregabilidade através da formação, maioritariamente online, em capacidades (Soft Skills), fundamentais no mercado de trabalho.

O Incorpora conta com a parceria do BPI e do IEFP.

Para mais informações, por favor consulte o site: https://pt.incorpora.org/pt

Pessoas desempregadas e pessoas em situação de emprego precário.

2ª a 6ª feira: 09h00 às 12h30 | 14h00 às 18h00

SER A ESCOLHA

O “Ser a Escolha” é um projeto premiado pelo BPI “La Caixa” Solidário 2019 e tem previstos um conjunto de instrumentos facilitadores da reinserção de adultos na vida ativa. 

Com este projeto pretendemos promover a inclusão social das pessoas afastadas do mercado de trabalho, através de um centro de operacionalização de competências, a qual pretende de forma ativa e inovadora não apenas a promoção da empregabilidade dos indivíduos menos qualificados e em situação de exclusão social, mas também, o reforço da auto-estima e do seu empowerment, através de 4 eixos:

• Counseling e Coaching de Inserção Profissional
• Elaboração de Portefólio de competências
• Criação de Plano de Vida e Carreira e
• Espaço Co-Networking.

Pessoas afastadas do mercado do trabalho.

Este é o espaço dedicado para si.
Faça aqui as suas escolhas. Estamos à sua espera!

Negócios sociais | SER CLEAN

A Querer Ser dispõe de um serviço nas áreas da limpeza, engomadoria, jardinagem e pequenas reparações domésticas – SER CLEAN. Fazem parte da sua bolsa de prestadores de serviços pessoas desempregadas, em situação de exclusão social, permitindo a sua integração no mercado de trabalho.

Este negócio social iniciou-se no âmbito de uma candidatura proposta ao Programa Capacitação para o Investimento Social – tipologia 3.32, promovido pelo Programa Portugal Inovação Social (Portugal 2020).​​

Pessoas desempregadas e pessoas em situação de emprego precário.

2ª a 6ª feira: 09h00 às 12h30 | 14h00 às 18h30
Existindo flexibilidade de horários consoante as necessidades dos clientes.