Atelier de Costura Comunitária
A QUERER SER – Associação para o Desenvolvimento Social abriu as portas do seu Atelier de Costura Comunitária em 2022, no âmbito do projeto INcluir! Este espaço está disponível para qualquer cidadão até ao fim do projeto e tem como objetivo principal o reaproveitamento, reciclagem e reutilização de roupas.
O desenvolvimento de competências empreendedoras, a preocupação com o ciclo de vida do vestuário, a importância do impacto ambiental e o apoio a famílias carenciadas foram os principais fatores que potenciaram a criação deste Atelier para a comunidade.
A sustentabilidade financeira de pessoas em situação de desemprego aliada à aprendizagem de uma arte profissional podem ser fatores decisivos na sua (re)integração profissional. Neste sentido, o Atelier funciona para além das suas próprias paredes, pois dá aos participantes a possibilidade de comercializarem os seus próprios produtos e, ainda, de se candidatarem a ofertas de emprego nesta área.
As sessões acompanhadas com a Monitora têm permitido às participantes adquirir conhecimentos gerais de costura, nomeadamente, os passos para a construção de peças de vestuário, o manuseio de máquinas profissionais, os cuidados a ter com os tecidos e materiais e quais os equipamentos e utensílios existentes. Estas competências serão preponderantes no desenvolvimento da autonomia de cada participante, bem como irão reforçar a importância e necessidade de ocupação de tempos livres perante uma situação de desemprego.
As participantes do projeto têm-se demonstrado entusiasmadas em fazer parte desta iniciativa e de dar continuidade aos seus trabalhos individuais e coletivos. Já contamos com vários relatos positivos, de entre os quais apontamos os seguintes:
“Esta ocupação tem-me ajudado a estar mais ativa”
“Vou conseguir aprender uma área que nunca consegui”
“Espero conseguir arranjar roupas que não uso e que iam para o lixo”
Neste sentido, ambicionamos continuar a receber pessoas que pretendam dar novas vidas às suas roupas e/ou às de outras pessoas e, em simultâneo, estejam a trabalhar para um possível futuro profissional.
Acompanhe este projeto nas nossas redes sociais: